Nesta sexta, 14 de setembro, o Grupo Viper promoveu uma ação interna acerca da campanha Setembro Amarelo. A proposta do evento foi reunir colaboradores da empresa para discutir o suicídio como um problema de saúde pública e que precisa de atenção.
Participaram 30 colaboradores, todos parte do administrativo da Viper. Entre os temas abordados na palestra, estiveram “A origem do suicídio”, “Como e por que ele acontece”. Além disso, a discussão girou em torno também de quais as medidas devem ser tomadas em casos específicos e de quais são os principais fatores de risco.
Campanha Setembro Amarelo
“Setembro Amarelo” é uma campanha mundial sobre a prevenção e o combate do suicídio. O projeto propõe diversas ações que estimulam a conscientização acerca do assunto e simbolizam a valorização da vida.
No Brasil, a ideia de promover a campanha durante todo o mês de setembro foi pensada a partir de um projeto do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em decorrência do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.
Ajuda psicológica
A palestra apresentada na sede do Grupo Viper ocorreu com o intuito de desmistificar os preconceitos e tabus que rodeiam as questões sobre o suicídio. Além disso, é uma forma de garantir maior visibilidade ao tema.
Um dos tópicos de destaque foi a questão de ter membros da equipe com distúrbios emocionais ou psicológicos. Ademais, foi incluído um momento de orientação para procura de ajuda profissional ou por intermédio dos grupos de apoio.
O CVV realiza um trabalho de apoio emocional, atendendo de forma voluntária e totalmente gratuita. Além disso, o sistema garante total sigilo para as pessoas que querem e precisam conversar em um momento de desconforto. A principal via de é contato é o telefone, no número 188.
Link do serviço: https://www.cvv.org.br/